top of page

Diferença entre Granito e Mármore

Granito

O granito é uma rocha natural ígnea formada por três minerais (mica, feldspato e quartzo) responsáveis pela sua beleza, resistência e durabilidade. Muito indicado áreas internas, externa e ideal para bancadas de cozinhas e áreas de serviço.

Não são riscados com facilidade porque tem “dureza Mohs” alta (entre 6/7).

Por ter baixa porosidade o granito não mancha e absorve pouca água. Algumas tonalidades absorvem mais água e outras menos.

Mármore

O mármore é uma rocha natural metamórfica composta principalmente por minerais de calcita, com coloração mais uniforme com formação de veios definidos. É menos resistente e mais poroso que o granito. Por ser mais poroso é mais suscetível a manchas e pode absorver gordura.

O mármore deve ser utilizado em ambientes internos, porque sofre com a ação de intempéries e da poluição. É indicado para áreas com tráfego leve de pessoas porque desgasta-se mais facilmente com o atrito de areias sobre o piso porque tem “dureza Mohs” baixa (entre 3/4).

O mármore também não tem boa resistência contra ácidos, podendo facilmente manchar e perder brilho quando exposto a materiais de limpeza pesados, vinagres e limão.

Para o revestimento de paredes o mármore é mais indicado porque é mais leve que o granito.

Diferença entre granito e mármore

Não há muitas diferenças entre elas, no aspecto visual. Com a variedade de tipos é possível encontrar muitas similaridade entre os dois tipos, mas alguns detalhes mais técnicos diferenciam o mármore do granito.

Porosidade e resistência

A principal diferença está na porosidade e resistência de ambas as pedras. O mármore é mais poroso e uma pedra mais mole, tornando assim menos resistente a uma possível quebra ou mesmos a manchas. Já o granito é menos poroso e muito mais resistente também. Mas ambos têm boa aplicação e uso em uma casa ou estabelecimento comercial.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page